Localizada no Noroeste do Rio Grande do Sul, entre os municípios de Tapera e Espumoso, a Subestação Tapera 2 completa, hoje (23/03), 16 anos de operação. É um importante ponto de conexão com o Sistema Interligado Nacional, fortalecendo o suprimento de energia e a confiabilidade do sistema elétrico em sua microrregião.
Unidade possui 249 MVA de potência instalada (Foto: Rodrigo M. Lamberti)
O empreendimento, com potência instalada de 249 MVA, conta com duas linhas de transmissão de 230 kV, Santa Marta e Usina Passo Real, ambas da Companhia Estadual de Energia Elétrica (CEEE). Outras seis LTs, de 69 kV, fazem parte de seu sistema de distribuição de energia: Carazinho, circuitos 1 e 2, Soledade, Tapera 1, Não-Me-Toque e Ibirubá.
Dentre os equipamentos dispostos na subestação, há três transformadores, de 83 MVA cada, e um capacitor de 50 MVAr, que entrou em operação em fevereiro de 2019, após término da ampliação “C”.
Os serviços no empreendimento são realizados pelo Centro Regional de Manutenção e Apoio à Operação da CGT Eletrosul, de Santo ngelo (RS), e seu telecontrole, pelo Centro Regional de Operação de Areia, localizado em Pinhão (PR).
Assessoria de Imprensa | CGT Eletrosul
(48) 3231-7588 | imprensa@cgteletrosul.gov.br