All

Notícias A- A+

13 de dez. de 2021 Subestação Siderópolis completa 50 anos de operação comercial

Hoje (13/12), a Subestação Siderópolis da CGT Eletrosul comemora 50 anos de operação comercial. A unidade é responsável pela conexão de toda a rede de distribuição da região Carbonífera e do Extremo Sul catarinenses com o Sistema Interligado Nacional.

Situada no município de Siderópolis, possui quatro transformadores, somando potência instalada total de 414 MVA. Passam por ela quatro linhas de 230 kV: Jorge Lacerda B, circuitos 1 e 2, e Forquilhinha, da CGT Eletrosul, e Jorge Lacerda B, circuito 3, (IESUL); além de seis LIs de 69 kV, da Celesc: Criciúma-Floresta, Criciúma, circuitos 1 e 2, Forquilhinha Celesc e Siderópolis Celesc, circuitos 1 e 2. 

O empreendimento é telecontrolado pelo Centro Regional de Operação de Campos Novos e mantido pelo Centro Regional de Manutenção e Apoio à Operação de Capivari de Baixo. A Subestação Siderópolis foi idealizada ainda no início da década de 1970, como parte da LT Capivari – Farroupilha, a primeira linha de transmissão a interligar o SIN com o sistema elétrico do Rio Grande do Sul, que, na época, era isolado. Para viabilizar a entrada em operação da Subestação Siderópolis 2, em 525 kV, a unidade está passando por uma grande recapacitação e ampliação. Foi somada ao seu parque operacional mais duas linhas de transmissão de 230 kV e substituídos 60% dos equipamentos de pátio.

 

voltar        topo da página

CGT Eletrosul
Rua Deputado Antônio Edu Vieira, 999 - Pantanal - Florianópolis - SC.
Telefone: (48) 3231-7000
  • Siga-nos pelo Facebook
  • Siga-nos pelo Twitter
  • Siga-nos pelo Youtube
  • Siga-nos pelo Instagram
  • Siga-nos pelo Youtube