Usina

Notícias A- A+

28 de fev. de 2021 Subestação Pinhalzinho 2 celebra três anos

Situada no Oeste catarinense, a Subestação Pinhalzinho 2, da Fronteira Oeste Transmissora de Energia (Fote), que possui participação da CGT Eletrosul (51%) e da Companhia Estadual de Geração e Transmissão de Energia Elétrica – CEEE-GT (49%), completa, hoje (28/02), três anos de operação comercial. Possui três transformadores trifásicos, com um total de 450 MVA de potência instalada. 

Reforço para transmissão de energia no Oeste Catarinense (Foto: Caramuru Construções)

No setor de 230 kV, a unidade recebe a linha de transmissão Foz do Chapecó, circuito 1, da Fote. Já em 138 kV, passam por ela as LTs Pinhalzinho 1, circuitos 1 e 2, Quilombo e Xanxerê, todas da Celesc.

A subestação é parte de um dos sistemas do empreendimento do Lote I, arrematado pela Fote no Leilão Aneel 007/2013, com investimento estimado em R$ 275 milhões. Desde 2018, a unidade representa importante reforço para a transmissão de energia na região, contribuindo para a expansão econômica e proporcionando mais confiabilidade ao sistema.

Sua operação e sua manutenção são de responsabilidade da CGT Eletrosul – os serviços na unidade são realizados pelo Setor de Manutenção Centralizada da Regional do Oeste (SC) e seu telecontrole é executado pelo Centro Regional de Operação de Areia, no Paraná. Ainda estão previstos, como ampliação, o circuito 2 da linha Foz do Chapecó, da Fote, e duas entradas da LT Itá (circuitos 1 e 2), de 230 kV, da CPFL Transmissão Sul I.


Assessoria de Imprensa | CGT Eletrosul

(48) 3231-7588 | imprensa@cgteletrosul.gov.br

voltar        topo da página

CGT Eletrosul
Rua Deputado Antônio Edu Vieira, 999 - Pantanal - Florianópolis - SC.
Telefone: (48) 3231-7000
  • Siga-nos pelo Facebook
  • Siga-nos pelo Twitter
  • Siga-nos pelo Youtube
  • Siga-nos pelo Instagram
  • Siga-nos pelo Youtube