Torres

Notícias A- A+

14 de abr. de 2021 Subestação Ijuí 2 completa oito anos

Em atividade desde 2013, a Subestação Ijuí 2, da CGT Eletrosul, celebra, hoje (13/04), oito anos de operação comercial. Sua energia é importante para milhares de brasileiros – especialmente, para a região Noroeste do Rio Grande do Sul, que tem Ijuí como seu município mais populoso.

Passam pela unidade dois módulos de linhas de transmissão de 230 kV, que possibilitam conexões com o Sistema Interligado Nacional (SIN): Santo  ngelo 2 e Usina Hidrelétrica Passo Real, ambos da CEEE. Há, também, um setor de 69 kV, que conta com quatro interligações: Demei (Departamento Municipal de Energia Elétrica de Ijuí), Panambi 2 (Hidropan), Ceriluz e Ijuí 1 (RGE), que se conecta com uma subestação da CEEE.

 

Unidade com 249 MVA de potência instalada (Foto: Cleusa Frese)

Seus três transformadores somam um total de 249 MVA de potência instalada. O empreendimento é telecontrolado pelo Centro Regional de Operação da CGT Eletrosul, de Areia, que fica no Paraná. Já seus serviços estão sob responsabilidade do Centro Regional de Manutenção e Apoio à Operação de Santo  ngelo (RS).

Está em andamento a ampliação "B" da subestação, atendendo ao Contrato de Conexão ao Sistema de Transmissão firmado com a Cooperativa Regional de Energia e Desenvolvimento Ijuí (Ceriluz). Este projeto compreende um módulo de entrada de linha de 69 kV, referente à LI Ceriluz 3 – Ijuí 2, pertencente à Ceriluz, e está em fase de comissionamento. Sua energização está prevista para maio deste ano.


Assessoria de Imprensa | CGT Eletrosul

(48) 3231-7588 | imprensa@cgteletrosul.gov.br

 

voltar        topo da página

CGT Eletrosul
Rua Deputado Antônio Edu Vieira, 999 - Pantanal - Florianópolis - SC.
Telefone: (48) 3231-7000
  • Siga-nos pelo Facebook
  • Siga-nos pelo Twitter
  • Siga-nos pelo Youtube
  • Siga-nos pelo Instagram
  • Siga-nos pelo Youtube