O Herbário da Amazônia Meridional (Herbam), espaço com 290 m² e que abriga uma coleção de plantas desidratadas e salas de desenvolvimento de atividades técnicas e administrativas, da Universidade do Estado de Mato Grosso, no município de Alta Floresta, recebeu melhorias por meio de investimento da Companhia Hidrelétrica Teles Pires, da qual a CGT Eletrosul detém participação societária.
Espaço de ensino, pesquisa e extensão possui mais de 20 mil amostras de plantas
Entre as reformas finalizadas em novembro, destacam-se a substituição de telhas e de tubulações para escoamento de água da chuva; a instalação de novas janelas na recepção, na diretoria, no registro e na biblioteca; e o reparo da rede elétrica e das pinturas interna e externa.
Atualmente, o herbário possui 26 mil exsicatas (amostras de plantas desidratadas) em seu acervo. Entre elas, 19 novas espécies, descritas nos últimos dez anos. Há, também, material-testemunho de todas as usinas construídas nos rios Teles Pires e Apiacás – a maior parte se refere à Hidrelétrica Teles Pires, incluindo duas novas espécies de orquídea.
É um espaço de ensino, pesquisa e extensão que oferece capacitação e aulas na área de Botânica para estudantes de graduação, mestrado e doutorado, e disponibiliza, ainda, vagas de estágio para a comunidade acadêmica da Unemat e outras instituições. Recebe alunos das escolas da região e o público em geral, de forma monitorada, por agendamento.
Assessoria de Imprensa | CGT Eletrosul
(48) 3231-7588 | imprensa@cgteletrosul.gov.br