Instalada no rio Braço do Norte, entre os municípios Rio Fortuna e Santa Rosa de Lima, em Santa Catarina, a PCH Barra do Rio Chapéu celebra, hoje (19/02), seu aniversário de oito anos. A data marca a entrada oficial em operação comercial das duas unidades geradoras após período de testes, iniciado em dezembro de 2012.
Primeira obra de geração em Santa Catarina, após a retomada dos investimentos da empresa nesse segmento, o empreendimento conta com 15,15 MW de potência instalada – o suficiente para atender à demanda energética de cerca de 130 mil pessoas.
Importante empreendimento de Santa Catarina conta com 15,15 MW de potência instalada (Foto: Venâncio Máximo)
Sua produção é escoada para a Subestação Braço do Norte (Celesc), de onde é inserida no Sistema Interligado Nacional (SIN) através de 19,13 km de linha de transmissão de 69 kV.
O projeto agrega soluções de engenharia para aproveitar o relevo acentuado da região e obter mais eficiência com um reservatório menor, reduzindo impactos e garantindo melhor desempenho operacional.
Inaugurada em 28 de janeiro de 2013, a PCH é telecontrolada pelo Centro de Operação do Sistema Elétrico da CGT Eletrosul e mantida pelo Centro Regional de Manutenção e Apoio à Operação de Capivari de Baixo (SC).
Assessoria de Imprensa | CGT Eletrosul
(48) 3231-7588 | imprensa@cgteletrosul.gov.br