Usina

Notícias A- A+

16 de abr. de 2021 Monitoramento remoto de sistema de rádio

Na série especial de apresentação dos trabalhos da CGT Eletrosul selecionados para a etapa nacional do 1º Prêmio de Inovação das Empresas Eletrobras, apresentamos a solução intitulada “Telemetria de sistema de rádio VHF em estação repetidora”, aprovada na categoria Gestão & Suporte e de autoria do técnico de telecomunicações Edson Jair Pfluck, da Regional de Manutenção do Paraná.

Na tentativa de inibir atos de vandalismo direcionados à repetidora de rádio VHF da CGT Eletrosul instalada em Faxinal do Céu, no município de Pinhão (PR), próximo à Subestação Areia, decidiu-se que todos os equipamentos do sistema (rádios, fontes, baterias, painéis solares, antenas, racks, etc) seriam levados ao topo de torre de telecomunicações da localidade (estrutura com aproximadamente 90 metros de altura). Foi quando Edson Pfluck percebeu a necessidade de criar um mecanismo para facilitar este trabalho e o monitoramento da estação.

O projeto começou a ser desenvolvido em março de 2019; um protótipo foi aprovado pelo Departamento de Automação, Proteção e Telemática da CGT Eletrosul e, gradativamente, ampliado em sua função e operacionalidade. O objetivo principal da iniciativa era acompanhar as tensões das baterias (carregadas pelos painéis fotovoltaicos), a sinalização de porta aberta, temperatura e umidade internas, o acionamento remoto ou automático dos rádios e a exaustão, além de verificar a integridade dos equipamentos, sua comunicação e desempenho durante o uso. 

Tudo isso foi possível graças à concepção de um sistema lógico que coleta informações e as envia, via rádios de transmissão de dados de longo alcance, para a Subestação Areia, onde são convertidas e inseridas na rede corporativa. A partir dessa etapa, são coletadas pelo servidor e disponibilizadas em qualquer lugar da empresa, de forma visual, através de interface homem-máquina criada para facilitar a compreensão dos dados adquiridos.

Resultados

Depois de inúmeros testes em solo e apesar das adversidades, a solução foi implantada em março de 2020, com auxílio de vários profissionais, por se tratar de um trabalho complicado e delicado e em razão da altura. Após a conclusão, foi possível monitorar os referidos equipamentos de maneira remota, de qualquer ponto da companhia que possuísse acesso à rede corporativa. Além da satisfação de tirar a ideia do papel, ficou o aprendizado de que abrir-se para novos desafios e compartilhar intenções pode beneficiar a execução de tarefas e melhorar a prática diária.


Assessoria de Imprensa | CGT Eletrosul

(48) 3231-7588 | imprensa@cgteletrosul.gov.br

 

voltar        topo da página

CGT Eletrosul
Rua Deputado Antônio Edu Vieira, 999 - Pantanal - Florianópolis - SC.
Telefone: (48) 3231-7000
  • Siga-nos pelo Facebook
  • Siga-nos pelo Twitter
  • Siga-nos pelo Youtube
  • Siga-nos pelo Instagram
  • Siga-nos pelo Youtube