Notice: session_start(): ps_files_cleanup_dir: opendir(/var/lib/php/sessions) failed: Permission denied (13) in /var/www/eletrosul/vendor/zendframework/zendframework/library/Zend/Session/SessionManager.php on line 95
CGT Eletrosul
 
Megawatt

Notícias A- A+

3 de mar. de 2021 Monitoramento de ictiofauna no Rio Grande do Sul

O Programa de Monitoramento de Ictiofauna e Ictioplâncton da CGT Eletrosul está sendo aplicado no rio Ijuí, onde está instalada a Hidrelétrica Passo São João (77 MW), no Rio Grande do Sul. No final de 2020, foi promovida uma campanha de conscientização e orientação da população sobre a piracema – época de reprodução de peixes em que fica proibida a prática de pesca.

Programa da CGT Eletrosul busca identificar informações sobre a transposição das espécies migradoras na bacia (Foto: Simbiota)

A intenção da iniciativa, desenvolvida por consultoria ambiental contratada, sob coordenação do Departamento de Gestão Ambiental e Fundiária da CGT Eletrosul e fiscalizada pelo Centro Regional de Manutenção e Apoio à Operação da Usina Passo São João, é indicar, por meio de levantamentos, se a transposição de espécies migradoras, no atual cenário da bacia, é necessária ou recomendada – e, em caso positivo, para quais espécies deve ser empregada. 

Os trabalhos atendem a condicionantes de Licenças de Operação e proveem subsídios técnicos para conservação e manejo adequados da fauna de peixes na área de influência do empreendimento.

Espécies, como o dourado, foram identificadas e tiveram amostra genética coletada (Foto: Simbiota)

Entre as piracemas de 2011-2012 e 2017-2018, foi realizado esforço de transposição manual com duração de 21 a 36 semanas por temporada de reprodução das espécies. Nesse período, equipes de pesca capturaram indivíduos migradores à jusante da Hidrelétrica Passo São João e os transportaram até o reservatório da Hidrelétrica São José, da Ijuí Energia. 

No total, mais de 36 mil peixes foram apanhados, dos quais mais de 98% referentes às cinco espécies-alvo do programa: dourado (Salminus brasiliensis), curimbatá (Prochilodus lineatus), piava (Schizodon nasutus), bagre-pintado (Pimelodus maculatus) e piapara (Megaleporinus obtusidens).


Assessoria de Imprensa | CGT Eletrosul

(48) 3231-7588 | imprensa@cgteletrosul.gov.br

voltar        topo da página

CGT Eletrosul
Rua Deputado Antônio Edu Vieira, 999 - Pantanal - Florianópolis - SC.
Telefone: (48) 3231-7000
  • Siga-nos pelo Facebook
  • Siga-nos pelo Twitter
  • Siga-nos pelo Youtube
  • Siga-nos pelo Instagram
  • Siga-nos pelo Youtube