Megawatt

Notícias A- A+

25 de mar. de 2021 Integração de metodologias reduz custo de manutenção

Na série especial dos trabalhos da CGT Eletrosul selecionados para a etapa nacional do 1º Prêmio de Inovação das Empresas Eletrobras, apresentamos a solução intitulada “Aplicação de ferramentas Lean e Six Sigma em processos de manutenção”, aprovada na categoria Finalístico e de autoria de Sérgio Junior Roncato, do Centro Regional de Manutenção e Apoio à Operação de Londrina (PR).

A indústria 4.0 contemporânea usa como principal instrumento o Lean Six Sigma (LSS) – o Lean é oriundo da indústria automobilística japonesa, e o Six Sigma, das indústrias de tecnologia norte-americanas. A junção dos dois possibilita alta competitividade por meio de redução de custos, com diminuição de desperdícios e variabilidades. 

 

No contexto de manutenção, estes recursos podem ser aplicados a fim de mitigar perdas em descontos de Parcela Variável, na quantidade de homem-hora empregada nos processos e na estabilidade de resultados. Esta experiência gera redução de despesas da ordem de R$ 336 mil por ano, considerando o pior cenário.

Inovação

Na termografia de para-raios que apresentem algo grau de variabilidade, buscou-se remodelar a metodologia através da inclusão de novas variáveis, da automação da obtenção de dados, do uso de ferramentas estocásticas, da padronização de procedimentos de captura de imagens e da criação de tutoriais para utilização de dispositivos computacionais.

Já na substituição de disjuntores FA4, o trabalho focou no lead time (tempo de desligamento) para diminuição de desperdício, por meio de recursos como gráficos de Pareto, determinação de mapa de valor, elaboração de mapa de processo A3 e aplicação da ferramenta Smed (sistema de troca rápida), melhorando a eficiência e reduzindo o tempo a um terço da campanha convencional.


Assessoria de Imprensa | CGT Eletrosul

(48) 3231-7588 | imprensa@cgteletrosul.gov.br

voltar        topo da página

CGT Eletrosul
Rua Deputado Antônio Edu Vieira, 999 - Pantanal - Florianópolis - SC.
Telefone: (48) 3231-7000
  • Siga-nos pelo Facebook
  • Siga-nos pelo Twitter
  • Siga-nos pelo Youtube
  • Siga-nos pelo Instagram
  • Siga-nos pelo Youtube