Usina

Notícias A- A+

19 de mar. de 2021 Controle de qualidade na manutenção

A solução intitulada “Controle de qualidade na manutenção: implantação do módulo QM” é um dos trabalhos da CGT Eletrosul que foram selecionados para a etapa nacional do 1º Prêmio de Inovação das Empresas Eletrobras. O projeto, aprovado na categoria Finalístico, é de autoria de Thiago Bettin Sanchez e de Sandro Waltrich, da Divisão de Coordenação Técnica da Manutenção da CGT Eletrosul.

A disponibilidade do sistema elétrico está associada, dentre outros aspectos, à qualidade dos serviços de manutenção. Determinados processos exigem parecer de especialistas em relação às atividades executadas em campo para tomada de decisão quanto à necessidade ou não de novas intervenções, visando não só preservar as boas condições dos ativos em operação, mas evitar interferências dispensáveis e, por consequência, maior pagamento de Parcela Variável por Indisponibilidade (PVI) ou perda de geração de receita. 

Procedimentos como termografia, análise preditiva de óleo isolante e hidráulico e comissionamento são exemplos de trabalhos críticos com impactos econômicos nas empresas. Além disso, eventuais inconsistências e problemas identificados durante ensaios e inspeções, se não avaliados adequadamente, podem levar a falhas nos sistemas. Por isso, para que as instalações tenham bom desempenho operacional e financeiro, é necessário um controle de qualidade nos processos.

Inovação

Este projeto inovou ao incorporar à gestão dos procedimentos de manutenção da CGT Eletrosul o módulo QM do SAP (voltado a este monitoramento de qualidade, mas tradicionalmente utilizado na área de Suprimentos), em complemento ao módulo PM. Foram implementadas diversas ferramentas, que foram parametrizadas e aplicadas no contexto de manutenção.

O grande benefício da solução é, portanto, um ganho na supervisão de qualidade, que proporciona redução de custos de PMSO e de perdas de receita advindas de eventuais falhas e intervenções desnecessárias, evitadas com apoio do recurso adotado. Isso tem impacto positivo nos indicadores operacionais relacionados à disponibilidade do sistema de geração e transmissão da empresa, com reflexos econômicos favoráveis.


Assessoria de Imprensa | CGT Eletrosul

(48) 3231-7588 | imprensa@cgteletrosul.gov.br

voltar        topo da página

CGT Eletrosul
Rua Deputado Antônio Edu Vieira, 999 - Pantanal - Florianópolis - SC.
Telefone: (48) 3231-7000
  • Siga-nos pelo Facebook
  • Siga-nos pelo Twitter
  • Siga-nos pelo Youtube
  • Siga-nos pelo Instagram
  • Siga-nos pelo Youtube