Megawatt

Notícias A- A+

13 de abr. de 2021 Concluída ampliação de subestação no Paraná

Foi entregue à operação comercial, no dia 30 de março, o novo arranjo do setor de 230 kV da Subestação Areia, com esquema de manobras do tipo “barra dupla a quatro chaves” – em substituição ao arranjo “barra principal e transferência” e atendendo à Resolução Autorizativa Aneel (REA) nº 6.882/2018. 

A implementação desta alteração na unidade, localizada em Pinhão (PR), visa propiciar maior confiabilidade operativa. Foram investidos, pela CGT Eletrosul, aproximadamente R$ 12,5 milhões. A Receita Anual Permitida correspondente e prevista na referida REA gira em torno de R$ 1,7 milhão (base 2018).

As atividades e avaliações finais foram realizadas no vão do autotransformador 2 (525/230 kV) e concluídas em 29 de março. Os testes de comissionamento, iniciados em setembro de 2020, ocorreram em etapas e demandaram 16 desligamentos do pátio de 230 kV do empreendimento.

Nova linha de pórticos da Subestação Areia (Foto: Manoel Jaime Braga)

Mobilização de Equipes

Os ensaios de aceitação do novo arranjo foram desenvolvidos por equipes da CGT Eletrosul dos Departamentos de Operação, de Automação, Proteção e Telemática, de Manutenção e de Engenharia do Sistema. Os serviços em campo relativos à montagem das instalações começaram em março do ano passado e mobilizaram cerca de 25 profissionais diretamente nas obras.

Paralelamente a este trabalho de ampliação, foram executadas outras melhorias, dentre as quais se destaca a substituição das proteções dos circuitos 1 e 2 da LT Areia – Salto Osório (230 kV) e do autotransformador 2. Por fim, foram trocados, também, os registradores digitais de perturbações dos setores de 230 kV e 525 kV da subestação.


Assessoria de Imprensa | CGT Eletrosul

(48) 3231-7588 | imprensa@cgteletrosul.gov.br

voltar        topo da página

CGT Eletrosul
Rua Deputado Antônio Edu Vieira, 999 - Pantanal - Florianópolis - SC.
Telefone: (48) 3231-7000
  • Siga-nos pelo Facebook
  • Siga-nos pelo Twitter
  • Siga-nos pelo Youtube
  • Siga-nos pelo Instagram
  • Siga-nos pelo Youtube