Megawatt

Notícias A- A+

7 de abr. de 2021 Aplicativo móvel para inspeção de equipamentos

Na série especial de trabalhos da CGT Eletrosul selecionados para a etapa nacional do 1º Prêmio de Inovação das Empresas Eletrobras, apresentamos a solução intitulada “Aplicativo móvel para inspeção de equipamentos”, aprovada na categoria Gestão & Suporte e de autoria do técnico de proteção e apoio à operação Gustavo Bomfim Medeiro, da Regional de Manutenção do Mato Grosso do Sul.

Vistorias de instalações consistem, basicamente, em buscar ocorrências de anormalidades e coletar dados para análise da Engenharia. São atividades importantes, realizadas frequentemente por equipes de Operação e Manutenção – em geral, utilizando planilhas impressas e pranchetas. 

Compilar informações de forma manuscrita, em papel, não se mostra produtivo, já que os documentos exigem tratamento prévio e posterior (impressão, digitalização e arquivamento). Além disso, os problemas identificados acabam sendo descritos sem registros fotográficos, o que pode gerar imprecisões em relação à real situação.

Novidade

O elemento inovador do projeto é o uso de dispositivos móveis no processo de inspeção. Este tipo de aparelho oferece recursos extremamente úteis, como captura de imagem, localização por QR code, emissão de relatório em PDF, etc. A solução foi idealizada observando a necessidade de melhoria e constatando que a metodologia tradicional se torna obsoleta diante do atual fácil acesso a estas ferramentas. 

O software utilizado – aplicativo móvel para inspeção de equipamento (SGIE) – é resultado de trabalho de conclusão de especialização realizada por Gustavo Medeiro e foi desenvolvido usando linguagem Java.

Implantação

O SGIE passou a ser utilizado por equipes do Setor de Manutenção Centralizada da Regional da CGT Eletrosul, do Mato Grosso do Sul, assim que o SAP Instância Única foi instituído, em 2018, pois o sistema disponibilizado pela empresa anteriormente deixou de ser compatível após a chegada do novo ERP.


Assessoria de Imprensa | CGT Eletrosul

(48) 3231-7588 | imprensa@cgteletrosul.gov.br

voltar        topo da página

CGT Eletrosul
Rua Deputado Antônio Edu Vieira, 999 - Pantanal - Florianópolis - SC.
Telefone: (48) 3231-7000
  • Siga-nos pelo Facebook
  • Siga-nos pelo Twitter
  • Siga-nos pelo Youtube
  • Siga-nos pelo Instagram
  • Siga-nos pelo Youtube