All

Destaque A- A+

3 de mai. de 2022 Teles Pires renova certificação ambiental

Pela terceira vez, a Hidrelétrica Teles Pires (1.820 MW) foi certificada com o Selo Verde do Instituto Internacional de Pesquisa e Responsabilidade Socioambiental Chico Mendes, na categoria Gestão Socioambiental Responsável, atingindo 100% em todas as questões avaliadas. O reconhecimento é concedido às empresas que buscam a sustentabilidade em seus negócios e nas regiões onde atuam.

A CGT Eletrosul detém participação de 24,72% na Companhia Hidrelétrica Teles Pires (CHTP), responsável pelo empreendimento. O certificado tem validade até 2023 e, para receber o selo, a usina passou por um processo de avaliação criterioso, realizado por técnicos do instituto. Foram analisados a política socioambiental implantada no local, programas de comunicação e educação ambiental, a gestão de pessoas, de recursos hídricos, de resíduos e de energia, o atendimento à legislação vigente e as mudanças climáticas e biodiversidade, baseadas na Lei 10.165/2000. Esta é a terceira vez que a Hidrelétrica Teles Pires conquista a certificação, sendo a primeira em 2014 e a segunda em 2018.

AÇÕES SOCIOAMBIENTAIS

O empreendimento desenvolve 44 programas socioambientais previstos no Licenciamento Ambiental. As ações envolvem estudos e atividades de educação ambiental, recomposição florestal, proteção de Áreas de Preservação Permanente (APP), fomento de atividades econômicas, monitoramentos e preservação da fauna, flora e meio físico (ar, água e solo), entre outras atividades, nos municípios de Jacareacanga (PA), Paranaíta e Alta Floresta (MT). Além de doze programas socioambientais voltados às populações indígenas da região.

A Hidrelétrica Teles Pires é uma das mais eficientes do Brasil. Com uma gestão voltada à qualidade operacional, ambiental e de saúde e segurança ocupacional, a usina também possui as certificações das normas ABNT/NBR/ISO 9001:2015, ABNT/NBR/ISO 14001:2015 e ABNT/NBR/ISO 45.001:2018.

voltar        topo da página

CGT Eletrosul
Rua Deputado Antônio Edu Vieira, 999 - Pantanal - Florianópolis - SC.
Telefone: (48) 3231-7000
  • Siga-nos pelo Facebook
  • Siga-nos pelo Twitter
  • Siga-nos pelo Youtube
  • Siga-nos pelo Instagram
  • Siga-nos pelo Youtube