All

Destaque A- A+

Subestação Atlântida 2 completa 14 anos

Situada no município de Xangri-Lá, no Litoral Norte do Rio Grande do Sul, a Subestação Atlântida 2 celebra, hoje (06/05), seu aniversário de 14 anos de operação comercial. Inaugurada oficialmente em 24 de setembro de 2007, possui três transformadores, contabilizando 249 MVA de potência instalada.

Além do Sistema Interligado Nacional (SIN), a energia da unidade abastece as cidades gaúchas de Xangri-Lá, Capão da Canoa, Terra de Areia, Arroio do Sal, Torres e o balneário Atlântida Sul, pertencente ao município de Osório. 

Empreendimento garante abastecimento e qualidade energética para a região (Foto: Paulo José Pavanate)

Pelo empreendimento, passam as LTs Osório 2 e Gravataí 3, de 230 kV; Atlântida, Torres, Arroio do Sal e Osório 1, de 69 kV (da CEEE, mas controladas pela CGT Eletrosul); e Xangri-Lá, também de 69 kV (de propriedade e operação da Honda Energy do Brasil).

A unidade é telecontrolada pelo Centro Regional de Operação da CGT Eletrosul, de Nova Santa Rita (RS), e mantido pela Regional de Manutenção do Rio Grande do Sul. Conta com uma ampliação (realizada em 2014), que possibilitou a construção do bay da linha que conecta ao SIN o parque eólico Xangri-Lá (Honda Energy), com potência de geração de 27 MW.

Antes de ser edificada, a subestação representava uma necessidade emergencial de garantir fornecimento de energia à região, que possuía circuitos sobrecarregados na classe de 69 kV, oriundos de Osório. A obra garantiu abastecimento e qualidade energética, trazendo maior oferta, com o sistema de 230 kV, e capacidade de transformação.


Assessoria de Imprensa | CGT Eletrosul

(48) 3231-7588 | imprensa@cgteletrosul.gov.br

voltar        topo da página

CGT Eletrosul
Rua Deputado Antônio Edu Vieira, 999 - Pantanal - Florianópolis - SC.
Telefone: (48) 3231-7000
  • Siga-nos pelo Facebook
  • Siga-nos pelo Twitter
  • Siga-nos pelo Youtube
  • Siga-nos pelo Instagram
  • Siga-nos pelo Youtube