Torres

Destaque A- A+

Monitoramento aéreo de empreendimentos

Estão sendo captadas imagens aéreas dos empreendimentos de transmissão e geração (hídrica e eólica) em operação da CGT Eletrosul. O serviço de sobrevoo começou em janeiro de 2021 e atende, entre outras necessidades, a Resolução Aneel nº 861, de 2019, sobre geoespacialização das instalações de transmissão. 

Sobrevoos de geoespacialização englobarão área de 3.550 km²

Esta é a primeira vez que este tipo de ação é realizada na empresa. Até o momento, foi concluído o sobrevoo de uma área de 1.795,24 km², tendo sido mapeadas hidrelétricas e PCHs, incluindo as Áreas de Preservação Permanente (APPs) do entorno, e os demais empreendimentos situados no Mato Grosso do Sul e Rio Grande do Sul. Santa Catarina e Paraná são os estados em que se concentrarão os trabalhos nos próximos dias.

Os sobrevoos são realizados por empresa especializada que presta serviços de aerolevantamento de varredura a laser e aerofotogrametria. Ela foi contratada em dezembro de 2020, para sobrevoar todos os ativos em operação, o que engloba uma área de 3.550 km². A previsão de execução do serviço é de até 16 meses, ou seja, será realizado até abril de 2022. A primeira entrega dos dados geográficos deve ocorrer até agosto de 2021.

Informações Espaciais

Vista aérea da PCH João Borges, em Santa Catarina

O objetivo do contrato é agilizar a obtenção de informações espaciais para o atendimento da Base de Dados de Instalações de Transmissão, conforme determina a resolução Aneel. Além disso, ele atende outras demandas corporativas relacionadas à manutenção e operação do sistema de transmissão e geração da CGT Eletrosul, dentre elas o monitoramento de APPs e de ocupações irregulares.

O trabalho está sendo conduzido em parceria com o Departamento de Manutenção da CGT Eletrosul, sendo a gestão do contrato e a avaliação dos produtos coordenada pela equipe de Geoprocessamento da Divisão de Gestão Fundiária, vinculada ao Departamento de Gestão Ambiental e Fundiária.


Assessoria de Imprensa | CGT Eletrosul

(48) 3231-7588 | imprensa@cgteletrosul.gov.br

voltar        topo da página

CGT Eletrosul
Rua Deputado Antônio Edu Vieira, 999 - Pantanal - Florianópolis - SC.
Telefone: (48) 3231-7000
  • Siga-nos pelo Facebook
  • Siga-nos pelo Twitter
  • Siga-nos pelo Youtube
  • Siga-nos pelo Instagram
  • Siga-nos pelo Youtube