Na quinta-feira (26/08), foi realizada a etapa final (Demoday) da II Olimpíada Nacional da Inovação das Empresas Eletrobras. Após uma semana de treinamento e trabalho intensivos foram selecionados os seis melhores projetos, desenvolvidos pelos próprios empregados das subsidiárias.
No total, as ideias receberão aproximadamente R$ 500 mil, por meio de investimento em desenvolvimento tecnológico e modelagem de negócio nos programas Laboratório de Prototipação e Jornada Empreendedora. Após votação popular e análise de uma banca especializada, o “Monitora” foi o projeto que conquistou o primeiro lugar.
A equipe que desenvolveu o projeto é composta por duas empregadas da CGT Eletrosul, Aline Ribeiro Souza (Departamento de Manutenção) e Marina Minozzo (Departamento de Engenharia de Geração); além de Antônio Augusto Moreira e Karla Maria Barbosa Cavalcanti Kan, ambos da Chesf, e Márcia Cozer Saadia, de Furnas.
Projeto campeão
O “Monitora” trata-se de uma ferramenta que facilita e agiliza o trabalho dos técnicos nos registros de ocupação em faixas de servidão, ao longo das linhas de transmissão. Em uma pesquisa realizada pelo grupo desenvolvedor, foi identificado que 98% dos problemas encontrados nesses locais são as invasões irregulares. O aplicativo desenvolvido permitirá que o empregado identifique e mapeie imediatamente o problema, para que as devidas providências sejam tomadas.
Outros sete empregados da CGT Eletrosul participaram do treinamento e desenvolveram projetos durante a Olimpíada Nacional de Inovação. No total, 60 profissionais das Empresas Eletrobras integraram a iniciativa, viabilizando 12 soluções inovadoras.