A Companhia de Geração e Transmissão de Energia Elétrica do Sul do Brasil (CGT Eletrosul) é uma empresa controlada pela Eletrobras e vinculada ao Ministério de Minas e Energia, resultante do processo de reestruturação societária das subsidiárias Eletrosul e CGTEE. Atua nas áreas de geração, transmissão, comercialização de energia, e ainda em telecomunicações. Investe fortemente em pesquisa e desenvolvimento para fomentar o uso de fontes alternativas de energia e diversificar a matriz energética brasileira. Com sede em Florianópolis (SC), a empresa possui empreendimentos nos três estados da Região Sul, além de Mato Grosso do Sul, e participa como acionista de hidrelétricas na região de divisa do Mato Grosso e Pará, e também em Rondônia.
SISTEMA ELETROENERGÉTICO DA CGT ELETROSUL
Qualidade e Confiabilidade
A política de investimentos e a busca incessante da excelência na gestão empresarial da CGT Eletrosul estão totalmente focadas na qualidade e confiabilidade do sistema elétrico nacional. Sempre alinhadas com as políticas públicas do Governo Federal, as ações da empresa têm papel fundamental na expansão da infraestrutura e desenvolvimento continuado do País.
Transmissão e Geração
No segmento de transmissão, a empresa interliga as fontes de energia elétrica aos mercados consumidores e viabiliza a importação e exportação de energia com os demais países do Mercosul.
Na área geração, investe na produção de energia a partir de fontes diversificadas, com um portfólio composto por hidrelétricas, PCHs, termelétrica, complexo eólico, usina solar, além de pesquisas relacionadas a alternativas energéticas.
Segurança do Sistema
Os ativos de geração e transmissão da empresa são controlados pelo Centro de Operação do Sistema Elétrico (Cose), conforme procedimentos definidos pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS). Todas as intervenções são analisadas por uma equipe especializada para garantir a segurança e disponibilidade do sistema.