Usina

Comitê de Gênero, Raça e Diversidade A- A+

A busca pela igualdade de oportunidades para todas as pessoas – independente de sexo, cor, etnia, idade, orientação sexual, origem social, capacidade física ou mental – é um dos nossos compromissos com o respeito aos direitos humanos e a não discriminação. Esse compromisso está expresso no Código de Ética e de Conduta das Empresas Eletrobras​ e nas nossas diretrizes de responsabilidade social​.

Finalidade do Comitê de Gênero, Raça e Diversidade da  CGT Eletrosul:

  • fomentar ações que promovam a diversidade e equidade de gênero e raça mediante a implantação de programas e políticas afirmativas no ambiente corporativo;
  • incentivar a implementação de políticas de cultura organizacional e gestão de pessoas voltadas à eliminação de todas as formas de discriminação de gênero e raça no acesso, remuneração, ascensão e permanência no emprego;
  • combater o assédio moral e sexual; e
  • eliminar as diferenças nos rendimentos e na ocupação de cargos de liderança entre homens e mulheres, bem como as desigualdades decorrentes da condição de deficiência, as diferenças étnico-raciais e de orientação sexual.

O Comitê estimula o debate e propõe a implantação de projetos e ações afirmativas que contribuam para o desenvolvimento sustentável do país, alinhado à responsabilidade social da empresa. Também debate, sensibiliza e difunde outros temas relacionados aos Direitos Humanos. Está subordinado à Presidência da CGT Eletrosul e vinculado ao Comitê Permanente para as Questões de Gênero do Ministério de Minas e Energia e Empresas Vinculadas.

Demonstrando seu compromisso com a equidade, a empresa oferece os seguintes benefícios:

  • licença paternidade e maternidade estendida;
  • auxílio creche (ou auxílio babá), mediante reembolso, para dependentes de empregados, com idades compreendidas entre seis meses e seis anos. O valor é concedido de forma igualitária para dependentes de empregados. O auxílio babá somente será aplicado mediante a apresentação da Carteira de Trabalho e Previdência Social – CTPS do profissional assinada pelo empregado;
  • sala de apoio ao aleitamento materno e redução de 2 horas de trabalho para amamentação, para o período subsequente por 120 dias;
  • reconhecimento de união homoafetiva, para efeito de concessão dos benefícios aos dependentes, regularmente concedidos aos empregados; 
  • aplicação da lei de cotas raciais nos editais de contratação, inclusive para seus jovens aprendizes;
  • meta empresarial de mais mulheres na liderança.


Na Sede, em Florianópolis (SC), a CGT Eletrosul oferece
uma sala de apoio para a amamentação

 

"A CGT Eletrosul repudia toda e qualquer forma de violência".

Principais canais para denúncias:

  • Disque 100: Direitos Humanos
  • Disque 180: Violência contra a mulher

 

COMPROMISSOS VOLUNTÁRIOS

Promovido e dirigido pela Secretaria Nacional de Políticas para as Mulheres do Governo Federal, o Programa Pró-Equidade de Gênero e Raça conta com a parceria da Organização Internacional do Trabalho (OIT), da Entidade das Nações Unidas para a Igualdade de Gênero e o Empoderamento das Mulheres (ONU Mulheres) e da Secretaria Nacional de Políticas de Promoção da Igualdade Racial.

As edições do programa são periódicas e as organizações que pretendem renovar suas participações fazem, a cada vez, um novo processo de adesão. Aquelas que cumprem o acordado recebem o Selo Pró-Equidade de Gênero e Raça, relativo ao período de referência. O selo é um atributo de destaque e distinção da organização como entidade comprometida com a equidade de gênero no mundo do trabalho.

 

A CGT Eletrosul é signatária do  Princípios de Empoderamento das Mulheresresultado de uma parceria entre a ONU Mulheres e o Pacto Global da ONU.

Economias fortes, sociedades mais justas, respeito aos direitos humanos e à qualidade de vida de mulheres, homens, famílias e comunidades. Esses objetivos podem ser impulsionados com o fortalecimento da liderança das mulheres no ambiente de trabalho e na cadeia produtiva das empresas. Objetivo também do WEPs – Women’s Empowerment Principles (Princípios de Empoderamento das Mulheres), uma iniciativa conjunta que apresenta sete passos para alavancar a igualdade de gênero no mundo dos negócios.

 

O movimento de solidariedade HeForShe foi criado pela ONU Mulheres, para reunir pessoas de todos os sexos, gêneros, raças, etnias e classes sociais, num esforço global para a remoção das barreiras estruturais que limitam as mulheres e as impedem de usufruir de seus direitos.

Com o lema: “O que compartilhamos é mais importante do que o que nos separa”, desde seu lançamento, em 2014, centenas de milhares de pessoas de todo o mundo — incluindo Chefes de Estado, CEOs, personalidades globais e pessoas de diferentes estilos de vida e classes sociais — apoiaram o movimento e se comprometeram com a igualdade de gênero. Assim como nossa empresa, que por meio de seu Comitê de Gênero, Raça e Diversidade promove ações pertinentes à campanha.

 

A CGT Eletrosul participa do Programa na Mão Certa , que visa mobilizar governos, empresas e organizações da sociedade para o enfrentamento mais eficaz da exploração sexual de crianças e adolescentes nas rodovias brasileiras. A iniciativa é coordenada pela Childhood Brasil, fundada em 1999, como o braço brasileiro da World Childhood Foundation, criada pela rainha Sílvia, da Suécia.

 

RECONHECIMENTOS

Em 2005, quando criada a premiação, a empresa, à época denominada Eletrosul, foi agraciada com o selo, assim como em todas as suas demais edições. Já a CGTEE aderiu ao Programa Pró-Equidade de Gênero e Raça nos biênios de 2005, 2007, 2009 e 2013. A companhia conquistou o selo nas duas primeiras edições, desenvolverando ações de mudança da cultura organizacional e gestão de pessoas. Em 2015, participou da 5ª edição. Em 2021, a CGT Eletrosul recebeu o Selo da 6ª edição do Programa Pró-Equidade de Gênero e Raça.

 

 

A CGT Eletrosul foi uma das grandes vencedoras do Prêmio WEPs Brasil 2019 – Empresas Empoderando Mulheres, na categoria Empresas de Grande Porte – Prata. A empresa foi a única estatal na lista dos 12 vencedores da categoria.

A premiação WEPS Brasil é uma iniciativa reconhecida pela ONU, por meio do Pacto Global, e tem como propósito reconhecer e incentivar as ações das empresas em prol da cultura da equidade de gênero e o empoderamento da mulher no Brasil. 

 

voltar        topo da página

CGT Eletrosul
Rua Deputado Antônio Edu Vieira, 999 - Pantanal - Florianópolis - SC.
Telefone: (48) 3231-7000
  • Siga-nos pelo Facebook
  • Siga-nos pelo Twitter
  • Siga-nos pelo Youtube
  • Siga-nos pelo Instagram
  • Siga-nos pelo Youtube