Megawatt

Histórico A- A+

A Companhia de Geração e Transmissão de Energia Elétrica do Sul do Brasil (CGT Eletrosul) é uma empresa pública de geração e transmissão de energia resultante do processo de reestruturação societária das duas subsidiárias da Eletrobras na região Sul: Eletrosul e CGTEE. O projeto de unificação das operações das duas subsidiárias foi iniciado pela Eletrobras em 2017, como parte estratégica do Plano Diretor de Negócios e Gestão (PDNG). Visando uma atuação ampliada e integrada, além de sinergia operacional e ganhos consistentes de eficiência, o processo de reestruturação societária foi concluído efetivamente em 02 de janeiro de 2020.

Controlada pela Eletrobras e vinculada ao Ministério de Minas e Energia, a CGT Eletrosul é uma sociedade de economia mista que reúne a tradição de mais de 50 anos da Eletrosul, criada em 1968, e a experiência da CGTEE, em operação desde 1997. Referência nacional em transmissão e geração de energia, com sede em Florianópolis (SC), a CGT Eletrosul possui, ainda, relevante atuação no mercado de comercialização e telecomunicações, contribuindo de maneira significativa para o desenvolvimento econômico e social do Brasil.

O expressivo montante de ativos em transmissão, aliado à operação plena de quatro hidrelétricas próprias e a participação nas usinas Jirau, Teles Pires e Governador Jayme Canet Júnior, além da modernização da Termelétrica Candiota III (Fase C) e do avanço dos empreendimentos eólicos na região Sul, consagram o perfil empreendedor da CGT Eletrosul e apontam que, nos próximos anos, a empresa continuará ocupando um patamar de destaque no competitivo setor elétrico.

 História da Eletrosul

 História da CGTEE

voltar        topo da página

CGT Eletrosul
Rua Deputado Antônio Edu Vieira, 999 - Pantanal - Florianópolis - SC.
Telefone: (48) 3231-7000
  • Siga-nos pelo Facebook
  • Siga-nos pelo Twitter
  • Siga-nos pelo Youtube
  • Siga-nos pelo Instagram
  • Siga-nos pelo Youtube